Gestão de Recursos Humanos

O aumento do investimento estrangeiro em Moçambique, a introdução de novos modelos de gestão e o aumento das exigências profissionais tem gerado profundas transformações nos processos de gestão de recursos humanos. Num cenário de competitividade e incerteza, as organizações constroem hoje diferentes expectativas acerca do desempenho dos seus trabalhadores.

É neste sentido que o mestrado em Gestão de Recursos Humanos tem como objectivos proporcionar o desenvolvimento de competências estratégicas e operacionais ao nível do desempenho de funções nas áreas de gestão de pessoas, em contextos marcados pela migração de quadros internacionais e pela introdução de novos métodos de trabalho. Para além das funções relacionadas com a selecção, avaliação de desempenho ou de gestão de recompensas, o mestrado visa o desenvolvimento de competências de diagnóstico de necessidades de formação e de capacitação contínua dos trabalhadores.

Trata-se ainda de dotar os profissionais de conhecimentos sólidos relacionados com a higiene e segurança no trabalho. Num contexto socioeconómico turbulento e instável, pretende-se ainda desenvolver conhecimentos jurídicos sobre a legislação laboral em Moçambique, bem como competências de mediação de conflitos em contextos sociais crescentemente participativos, marcados pela competição e pela negociação.

Sociologia do Trabalho e das Organizações

A globalização e a deslocalização de mão-de-obra, associada a novas formas de gestão e de organização do trabalho vem colocando um conjunto de novos desafios às organizações moçambicanas, com vista a responderem às novas exigências. 

A introdução de novos métodos de gestão trouxe consigo a vulgarização de diversos conceitos relacionados com o recrutamento, selecção e acolhimento de recursos humanos, com o treinamento e capacitação, com a avaliação de desempenho ou com a motivação e liderança, com a cultura ou mudança organizacional, carecendo o mercado de quadros qualificados para a implementação destas práticas de gestão.

Paralelamente, emergem novas formas de prestação de trabalho, novos perfis e novas qualificações, que trazem novos desafios aos trabalhadores. Colocam-se desafios ao nível da formação de recursos humanos, com vista ao desenvolvimento de novas competências profissionais. 

A implementação em Moçambique de grandes projectos traz consigo um conjunto de implicações, relacionadas com reassentamentos de populações ou com a introdução de medidas de responsabilidade social, com enormes dificuldades na implementação. 

Importa assim preparar profissionais aptos para realizar diagnósticos e compreender a complexidade das organizações, assim como suas dinâmicas de relacionamento com o Estado, fornecedores e clientes, com a comunicação social ou com a opinião pública em geral.

Direito Empresarial

Num contexto de crescimento empresarial e de surgimento de novas organizações, os gestores enfrentam novos desafios ao nível da constituição de empresas e exploração junto das entidades competentes, nomeadamente Conservatórias dos Registos e Notariado, Finanças, Segurança Social, Inspecção do Trabalho, organizações sindicais, Tribunais, etc. Os parceiros organizacionais estão hoje mais conscientes dos seus direitos e obrigações nas organizações, pelo que desenvolvem uma cultura política mais participativa, que origina situações de conflito ou de contencioso.

Os conflitos laborais, relacionados com processos disciplinares ou com extinção de contratos de trabalho, preenchem parte considerável da agenda dos gestores das organizações e possuem um impacto de grande relevo para as partes envolvidas. O mercado de trabalho moçambicano tem-se revelado rico a fenómenos desta natureza, quer em organizações do Governo, quer ainda em empresas públicas, em megaprojectos, em PME’s, etc.

Vários processos de consórcios, fusões ou cisões ocorrem na economia moçambicana, com maior protagonismo a favor de gestores estrangeiros, situação que só ficará alterada por via de uma maior participação de gestores nacionais formados e dotados de conhecimentos e competências, normalmente, embora não exclusivamente, adquiridos em sede de mestrados profissionalizantes, de que se pode destacar este Mestrado em Direito Empresarial.